segunda-feira, 18 de abril de 2011

Coisas que os(as) garotos(as) devem saber

Assim como você, a Mônica, o Cebolinha, o Cascão e a Magali cresceram e passaram a ver os gatinhos e gatinhas do bairro do Limoeiro com outros olhos. Mas quando o corpo muda de repente, é supernormal ficar com dúvidas sobre o funcionamento do corpo de garotos e garotas. 
Esses livros vão ajudar vocês a entenderem um monte de coisas que ficam na cabeça, encucando, de vez em quando. Seja no colégio, em casa ou com a família.
Nos livros você vai encontrar informações seguras sobre saúde, beleza, higiene íntima, comportamento e relacionamento para ficar com a autoestima lá em cima e se relacionar legal com a galera.

Após ler a obra:
Deixe aqui sua opinião sobre drogas, sexo sem proteção e sobre a vida desenfreada que muitos levam; tomando como exemplo fatos que possam ter vivido com os amigos ou até na própria família. 

6 comentários:

  1. Textos produzidos pelos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier

    Sexo, Drogas e vida desenfreada.


    Hoje em dia meninas com 13 anos já estão grávidas e meninos com 10 já estão usando drogas. Antigamente, eles eram considerados crianças, mas hoje são mais que adolescentes. Eu tenho um primo de 17 anos que namorava uma mulher de 24 anos que tem um filho de 9 anos, imagina com 24 anos, terminando a faculdade e com um filho de 9. É muita irresponsabilidade. E não é só pela gravidez, mas fazer sexo sem proteção, gera muitas, doenças. Mas as pessoas se preocupam? Claro que não. Elas só querem se divertir e depois de um tempo, estão no hospital, com um monte de doenças ou com uma criança para criar.
    Não que eu tenha preconceito. Quem sou eu para me ter na vida dos outros. Mas muitas vezes, as coisas ficam sérias então não tem como não opinar. Acho impressionante também, a idade que estão começando a beber. Gente com 14 anos chegando bêbado em casa? Bebida é proibido para menores de18!
    Drogas. Eu acho realmente curioso que as pessoas vem as propagandas, as campanhas contra, e mesmo assim se drogam. Será que elas não se tocam que vão morrer? É quase como o cigarro, que tem imagens horríveis na caixinhas e mesmo assim as pessoas fumam.
    Enfim, eu realmente acho chato levar uma vida pacata e parada, mas se é para se arriscar, que não seja deixando drogas e doenças acabaram com você.

    ResponderExcluir
  2. Texto produzido por alunos do 6º Ano do Ensino Fudamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier

    Drogas


    Eu acho que as drogas não deveriam existir, pois uma pessoa drogada perde toda a noção da vida, quando uma pessoa usa drogas pensa que está fazendo uma grande coisa, mas não é, e muitas vezes vende o que tem na casa para comprar drogas, quem tem dinheiro para pagar uma clínica de recuperação vai para lá. Mas quem não tem conta com a ajuda dos familiares e amigos para se livrar desse grande mal.
    Eu falo isso porque eu tenho na família quem luta com esse problema, e até hoje não conseguiu se livrar, mas um dia vai ver livre disso. Sexo sem proteção é também uma burrada, pois existem vários jeitos de prevenir para não pegar doença, e até de engravidar, todas as pessoas tem que prevenir nesse mundo de hoje, pois a saúde é tudo e viver é mais lindo sem drogas, e sem doenças.

    ResponderExcluir
  3. Texto produzido por um aluno do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier


    Amizade


    Todos nós temos que ter amizade com pessoas que nos rodeiam, mas para ter amizade devemos ter bons amigos, colegas e pessoas que gostamos.
    A amizade é uma das melhores coisas que nós temos em nossa vida. Não podemos esquecer que, para ter uma boa amizade precisamos, também de respeito, não ser falso e gostar das pessoas.
    Como seria o mundo se ninguém fosse amigo e ninguém tivesse uma amizade boa para compartilhar, conversar, fazer parte, enfim fazer muitas coisas legais juntos.
    Para mim a palavra amizade é muito importante na sociedade, no colégio, entre vizinhos e em todo lugar.

    ResponderExcluir
  4. Sexo, Drogas e Vida Desenfreada

    Três assuntos polêmicos e atuais, que são causados por cada pessoa, pela sua responsabilidade e vontade.
    Algumas pessoas consumem drogas por serem influenciados por amigos e outros por caírem na tentação de achar que se sentirão melhor, esquecerão os problemas... Também tem aqueles que em festas bebem descontroladamente e saem por ai, fazendo coisas erradas, então podemos conciliar drogas e sexo, pois quando fazem sexo sem proteção provavelmente virão às conseqüências, conhecidas como gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis entre outras.
    Hoje em dia, alguns jovens querem ter sua própria responsabilidade e acabam agindo sem pensar nas conseqüências.
    Através do uso de drogas, que podemos incluir as bebidas alcoólicas, e a vida desenfreada, há jovens que saem por ai pensando que estão bem como qualquer outra pessoa, e no fim podem causar acidentes ou brigas, prejudicando quem está quieto em seu lugar.
    As drogas podem mexer no psicológico da pessoa, deixando ela alucinada e também com problemas. Podem causar desconfiança e levar a conflitos, criar ‘paredes’ entre as pessoas e prejudicar na concentração. Também geram atitudes negativas e seu corpo acaba praticamente sendo destruído.
    Até mesmo através da vida desenfreada podem ocorrer às drogas e o sexo sem proteção, nesses três assuntos, uma coisa pode levar a outra.
    Por isso, há muitas jovens que deveriam se conscientizar e aproveitar suas vidas, pois meninas com filhos na adolescência perdem uma grande parte da sua vida, cuidando de alguém que muitas vezes nasceu por descuido, e os adolescentes que usam drogas, também perdem uma parte da sua vida, por que nunca mais poderão voltar atrás e fazer as coisas como eram antes, sempre vai haver um pouquinho de desconfiança ou algo assim.

    ResponderExcluir
  5. Jovens de Hoje

    Os adolescentes estão se perdendo cada vez mais no mundo das drogas. Há crianças com 10, 11 anos viciadas em drogas. E esse não é o único problema, têm a história de sexo sem camisinha e a vida desenfreada dos jovens. A humanidade está evoluindo e os jovens ainda continuam fazendo loucuras sem querer saber de consequências.
    Às vezes a culpa nem é da criança por ser viciada, e sim de sua mãe, por se drogar enquanto estava grávida. Com tantas oportunidades de entender, saber sobre as drogas e doenças transmitidas por sexo sem camisinha, tem jovens que ainda assim querem usar drogas só para "curtir" o momento.
    Não é mais o tempo em que a mãe tinha que correr atrás do filho pra saber com quem estava andando e não cair em conversas de "amigos" que lhe oferecem drogas e coisas do tipo,temos que ter responsabilidade e saber que cada atitude leva a uma consequência, a AIDS é uma doença sem cura,muitos morrem de AIDS, então tenha o mínimo de decência e faça sexo com segurança. E não é só a AIDS que a falta de camisinha traz, tem a gravidez e outras doenças.
    Há meninas hoje grávidas com 14,15 anos. A camisinha é DOADA em Postos de Saúde, não cometa o erro de transar sem camisinha, com essa idade depois fica grávida e tem que deixar tudo pra trás, a escola nessa idade tem que ser a única responsabilidde dela, mas vai ter que deixar a escola pra cuidar de outra criança.
    Tenha consciência do que você faz, não busque diversões em drogas, é um caminho sem volta e no fim você não vai achar graça em ser um viciado. Sexo sem camisinha traz várias doenças, no fim não vai adiantar chorar.

    ResponderExcluir
  6. Drogas, sexo sem proteção e vida desenfreada

    Os jovens atualmente estão se tornando cada vez mais polêmicos devido aos grandes problemas que estão trazendo, que a cada nova geração, crescem e multiplicam-se. Problemas esses, que de forma geral estão dificultando a formação de novos seres humanos de boa conduta.
    Dentre tantos, pode-se notar com mais ênfase as drogas, as relações sexuais sem qualquer tipo de proteção e a forma de vida e as atitudes dos mesmos. Os dados de jovens que se voltam para as drogas está crescendo aceleradamente e cada vez mais novos, sendo a principal preocupação dos “novos pais”. A droga implica em muitos aspectos na vida de uma pessoa, e, além de, muitas vezes destruir a imagem social e integridade, conduz a mesma a entrar para o tráfico e até a criminalidade para sustentar seu vício.
    Ao falar em sexo sem proteção já nos vêm em mente uma das piores doenças do século, a AIDS, que geralmente é transmitida pela relação sexual. Ainda não se encontrou um método de fazer com que as pessoas se conscientizem de uma vez por todas que DEVEM usar camisinha e no caso das meninas, fazer uso de pílulas anticoncepcionais para evitar uma gravidez prematura.
    As pessoas hoje em dia, vivem suas vidas de maneira tão desregrada, sem se preocupar com o dia de amanha ou com qualquer conseqüência que suas ações possam ocasionar até para si mesmo, podendo estragar completamente seu futuro. As crianças não são mais crianças, os jovens já são adultos, e os adultos estão sendo passados para trás como se não tivessem valor algum.
    E infelizmente a única maneira de combater tudo isso é conscientizar as pessoas e tentar resgatar valores que foram sendo deixados no passado para podermos formar pessoas melhores no futuro.

    Alunos: Thais Betineli, Nathália Vieira e Felipe Canton
    Turma: 331
    Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino

    ResponderExcluir