terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jornadinha: começou a grande festa

Cláudio Tavares Grupo de 150 crianças de nova Araçá viajou quase 100 quilômetros para participar da 
Jornadinha pela primeira vez

Mais de 4,5 mil crianças lotaram nesta terça o Circo da Cultura montado na Universidade de Passo Fundo (UPF) , mostrando que é possível formar uma sociedade leitora. A preparação prévia para a participação na Jornadinha com leitura das obras e o estudo sobre a vida dos autores ficou evidente. Na conversa com o escritor Maurício de Souza, por exemplo, os pequenos mostraram que sabiam por que estavam ali. Afinado, o coro de vozes infantis acompanhou o cantor Humberto Gessinger que cantou a música tema da movimentação cultural após a apresentação do espetáculo da Intrépida Trupe, na abertura da Jornada. Queremos mais leitores no Brasil? O grito de guerra já tradicional foi proferido pela coordenadora geral das Jornadas Literárias Tânia Rösing.


Acompanhada pelas 4,5 mil crianças mostraram uma vontade compartilhada: "Um, dois, três, quatro, cinco mil. Queremos mais leitores no Brasil". O gato Gali-Leu, a Natália e o Mil Faces, integrantes do programa Mundo da Leitura apresentaram a Jornadinha aos pequenos. Um grupo de 150 crianças de Nova Araçá estreou na Jornadinha na manhã de terça-feira. Organizados pela diretora da Escola Municipal Olavo Bilac, Susete Moresco, as crianças de seis a 11 anos viajaram quase 100 quilômetros para participar da maior movimentação cultural da América do Sul.


A professora falou do entusiasmo dos pequenos para o encontro com o autor Maurício de Souza: "Vai ser uma experiência que eles jamais vão esquecer. Estão todos ansiosos para esse encontro", disse antes da chegada do autor. A escola possui um projeto de incentivo à leitura e já tinha interesse em levar os estudantes para a Jornadinha. "Estamos trabalhando com o nosso projeto desde o início do ano. Os professores fazem leitura e interpretação de textos em ala de aula, além de outras atividades, afirmou. Para a professora, vir para a Jornadinha servirá para culminar as atividades de uma forma brilhante. Jornadinha A sexta Jornadinha Nacional de Literatura segue até a próxima sexta-feira (26/08) com programação específica para variadas idades.

Um comentário:

  1. eu nao gostei da jornadinha era muito desoganisada e a minha direto foi bem cedo reservar uma lona parao nosso almoço soque na hora nao nos deixaram entrar

    ResponderExcluir