quarta-feira, 1 de junho de 2011

A hora dos gêmeos


Os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá estão em um bom momento de suas carreiras: alcançaram recentemente o primeiro lugar na lista de quadrinhos do New York Times com a série “Daytripper”, do selo Vertigo. O selo pertence à editora DC Comics, casa de super-heróis como Superman e Batman.

Os irmãos alcançaram reconhecimento a partir do fanzine “10 Pãezinhos” e lançaram uma série de livros (só no Brasil, são nove). Ganharam um Eisner Award e um Prêmio Jabuti. Conseguiram espaço até mesmo na seção de quadrinhos da Folha de S.Paulo, com a tira “Quase Nada”, publicada aos sábados.

Tudo isto é o trabalho de uma vida, já que os irmãos desenham juntos desde sempre: “aos 15 anos já sabíamos que queríamos fazer histórias em quadrinhos, e começamos a criar os fanzines”, declara Fábio Moon.

As narrativas da dupla têm seus momentos reflexivos e giram em torno do cotidiano. Elas são pensadas em dupla e a grande diferença criativa entre os dois é restrita à técnica: enquanto Gabriel desenha com caneta, Fábio usa pincel.

Na tarde de 26 de agosto os gêmeos estarão na 6ª Jornadinha, conversando com estudantes do ensino médio, na Lona Vermelha, onde também estará o escritor Antônio Carlos Vilela. Mais do que uma oportunidade de conhecer melhor a obra destes quadrinistas, este encontro abre espaço para uma conversa direta entre público e artista.

Um comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=VtxSzk0FN6c

    Teatro do nosso trabalho sobre a obra do alienista

    ResponderExcluir