sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Jornalista, chargista, caricaturista e escritor Ziraldo participa de Festerê Literário

Programação antecede a 14ª Jornada e será realizada nesta segunda e terça-feira, 8 e 9 de agosto

Foto: Divulgação UPF
Ziraldo estará em Passo Fundo participando de ações culturais gratuitas e abertas à comunidade
O já tradicional Festerê Literário está preparando os moradores de Passo Fundo e da região para a movimentação cultural da 14ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 22 a 26 de agosto, no Circo da Cultura, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Para a próxima semana, um convidado especial estará em Passo Fundo participando de ações culturais gratuitas e abertas à comunidade: é o jornalista, cineasta, chargista, caricaturista e escritor Ziraldo.

Ziraldo chega em Passo Fundo nesta segunda-feira, dia 08. A programação com a presença do escritor começa às 15h30min, no Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta (junto à Praça Antonino Xavier), quando ele participa de atividade com crianças inscritas na 6ª Jornadinha Nacional de Literatura e convidadas para este momento. Às 17h30min, Ziraldo concede entrevista coletiva à imprensa no Hotel Villa Vergueiro (Rua Lava Pés, 1000). À noite, às 19h30min, ele se encontra com estudantes universitários e de Educação de Jovens e Adultos, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da UPF, no Campus I.

A agenda continua na terça-feira, dia 09, em encontro de Ziraldo com as crianças inscritas na 6ª Jornadinha Nacional de Literatura, no auditório da Faculdade de Medicina, Campus II da UPF.

Quem é Ziraldo?
Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.

A fama começou nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.

Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema.

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu. Ziraldo também ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira.

Mais informações no site http://www.ziraldo.com.br/.

Um comentário:

  1. Parabéns pela participação e empenho. Todos estes momentos serão importantes para a trajetoria de vida de nossos alunos. Visita o Blog dos alunos de Novo Barreiro/RS
    http://alunosleitores-marcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir